O sucesso de um negócio depende de vários fatores, por isso é muito importante controlar para evitar prejuízos no restaurante.
Existem alguns riscos que podem comprometer a rentabilidade e até mesmo a sobrevivência do seu estabelecimento.
Por isso, continue lendo e confira as nossas dicas de como evitar prejuízos no restaurante.
1 – Controle de estoque
Um dos principais motivos de prejuízo em um restaurante é o desperdício de alimentos.
É exatamente por isso que é preciso ter um rigoroso controle de estoque, para que isso seja evitado.
É preciso registrar todas as entradas e saídas de produtos, conferir as datas de validade, fazer inventários periódicos e calcular o consumo médio de cada item.
Evitando dessa forma a compra excessiva de produtos e que os produtos comprados passem do prazo de validade.
2 – Prevenção de furtos
Outro problema que pode causar prejuízo em um restaurante é o furto, tanto interno quanto externo.
Invista em sistemas de segurança, faça treinamentos e conscientize seus funcionários sobre a importância de zelar pelo patrimônio da empresa.
Você também pode fazer auditorias frequentes para verificar se há alguma inconsistência nas contas ou nos estoques.
3 – Prevenção de acidentes
Um restaurante é um ambiente propício para acidentes, como queimaduras, cortes, quedas e intoxicações.
Acidentes como esses podem gerar custos com indenizações, afastamentos, multas e perda de clientes, como também prejudicar seus funcionários.
Para evitar isso, você deve seguir as normas de segurança e higiene do trabalho, fornecer equipamentos de proteção individual (EPIs) para os seus colaboradores, manter os equipamentos e as instalações em bom estado de conservação e limpeza e capacitar os seus funcionários sobre os procedimentos corretos de manipulação dos alimentos.
4 – Cumprimento das leis
Um restaurante está sujeito a diversas leis e regulamentos que devem ser cumpridos para evitar multas, sanções e processos judiciais.
Entre os mais comuns estão o descumprimento às leis trabalhistas, tributárias, sanitárias, ambientais e de defesa do consumidor.
Fique sempre atento às suas obrigações fiscais e contábeis do seu negócio, mantenha os alvarás e licenças em dia, respeite os direitos dos seus funcionários e clientes.
5 – Realizar precificação adequada
A boa precificação dos produtos anda junto com um controle de estoque bem feito.
Para fazer uma precificação adequada é preciso determinar o preço de venda de um produto ou serviço, considerando os custos envolvidos, a margem de lucro desejada, o valor percebido pelo cliente, a demanda do mercado e a concorrência.
O objetivo é encontrar um equilíbrio entre esses fatores, de forma que o preço seja justo, atrativo e rentável.
Alguns passos são importantes para fazer uma precificação adequada:
- Calcular os custos envolvidos na produção ou prestação do produto ou serviço, como matéria-prima, mão de obra, impostos, frete, embalagem, etc.
- Definir a margem de lucro que a empresa deseja obter com a venda do produto ou serviço.
- Analisar o mercado em que a empresa atua, levando em conta o perfil dos clientes, as tendências do setor e os preços praticados pela concorrência.
- Testar e ajustar o preço conforme os resultados obtidos e fazer correções no preço para otimizar o desempenho do negócio
Um restaurante possui diversos fatores que por muitas vezes podem ser difíceis de administrar, mas tomando medidas simples o seu negócio pode render mais.
Siga as nossas dicas para evitar prejuízos no restaurante e faça uma boa gestão financeira.
O bom uso delas vai manter o seu negócio lucrativo e sustentável. Com o planejamento é possível prevenir imprevistos e assim ter sucesso no seu empreendimento.
Se gostou do post conte, continue acompanhando a PantorePay para mais dicas sobre gestão financeira de restaurante e capital de giro.