Estratégias de precificação para ter sucesso nas vendas

Usar estratégias de precificação é fundamental para que o restaurante tenha uma boa margem de lucro.

Precificar os pratos de um restaurante é um desafio, por isso continue lendo e confira quais as estratégias de precificação.

Empréstimo facilitado

O que são as estratégias de precificação?

Estratégias de precificação são técnicas para definir os preços de um serviço ou produto para aumentar a margem de lucro do restaurante.

Por meio delas, é possível obter informações dos consumidores e como está a demanda para assim ter uma precificação assertiva.

A precificação precisa ser feita de forma correta, sem espaço para achismo, pois vai impactar diretamente em áreas como a gestão de compras.

Por isso, use as principais estratégias de precificação para conseguir ser o mais fiel possível a um preço que atenda seu público-alvo e tenha sucesso nas vendas.

Principais estratégias de precificação

Durante o processo de precificação dos pratos do seu restaurante, é importante usar estratégias que vão ajudar a chegar no valor ideal.

Para ajudar, selecionamos algumas das principais estratégias que podem ser usadas nesse processo. Confira!

Precificação competitiva

A precificação competitiva nada mais é do que um método que leva em consideração os concorrentes.

Essa estratégia é bem simples, para definir o preço de um produto é feita uma análise dos preços dos concorrentes e o estabelecimento de um preço um pouco menor ou um pouco maior do que o deles.

Preço de custo acrescido

A estratégia de precificação de custo acrescido, é uma forma clássica de definir o preço de um produto. 

Nessa estratégia você faz a conta do custo total para produção e adiciona a porcentagem de lucro que quer ganhar em cada unidade.

Precificação baseada em valor

A estratégia de preço baseado em valor define o valor do produto de acordo com o valor agregado e o poder do público-alvo.

Esta estratégia requer o uso de personas e constantes estudos sobre elas. Esse método ajuda a fidelizar clientes e aumentar os lucros.

Preço de penetração

A estratégia de precificação de penetração usa descontos altos e preços bem menores do que os dos concorrentes para entrar no mercado.

Usado por muitas novas empresas, essa estratégia ajuda a conquistar clientes e fidelizá-los mesmo após a mudança de preço.

Precificação baseada em psicologia

A precificação baseada em psicologia usa a estratégia de estudar o comportamento do cliente e quer imprimir uma sensação de ganho com o produto consumido.

 mostram que gastar dinheiro pode trazer a sensação de perda. Então, o objetivo de usar esta tática é que a compra transmita exatamente os sentimentos contrários a esse, como prazer e satisfação.

Usar da estratégia de mostrar um preço menor, é uma boa amostragem de psicologia. 

Exemplo são os preços terminados em 9, que dão a sensação de se estar pagando menos ou o ganho de desconto para uma próxima compra ou consumo.

A relevância de usar estratégias de precificação

Precificar seus pratos é muito importante para manter seu capital de giro e tudo funcionando no seu restaurante.

Já que preços corretos vão permitir que o restaurante gere o lucro esperado.

Observar os concorrentes e suas entregas é essencial, já que não basta só preço é preciso entregar experiência.

Observe e aprenda o melhor do seu concorrente empregando o que já está bom no seu estabelecimento e corrigindo o que não é tão bom. Não adianta apenas ter preço, precisa ter qualidade nas suas entregas.

Compartilhe com os amigos em suas redes

Destaques

Conteúdos relacionados

Tentando baixar nosso APP?

Vamos te ajudar!

Você provavelmente está tentando baixar nosso aplicativo no computador, mas isso não é possível. Para conseguir fazer o download, visite nosso site usando um dispositivo Android ou iOS. Assim, poderemos encaminhá-lo diretamente para a loja de aplicativos certa.