O surgimento da foodtech veio para trazer inovações tecnológicas para otimizar o mercado alimentício da produção até o consumo.
Com o objetivo de otimizar o mercado e melhorar a experiência dos consumidores, as foodtechs atuam em diversas frentes do processo, desde a biotecnologia até a nutrição dos alimentos.
Por isso, vamos entender melhor como essas inovações estão revolucionando o mercado de alimentos. Continue lendo!
O que é foodtech?
Traduzindo ao pé da letra, foodtech significa tecnologia de comida, esse termo é destinado para as empresas que atuam com ideias inovadores para transformar o mercado alimentício.
As foodtechs estão presentes em diversas áreas, como agricultura inteligente, biotecnologia, processamento, embalagem, distribuição, delivery, varejo, restaurantes, nutrição e educação alimentar.
Muito conhecida por startups de delivery de comida e de compras de supermercado, essas empresas oferecem bem mais que isso e mostram potencial de desenvolvimento para os próximos anos.
Qual a transformação que as foodtech trazem?
As foodtech buscam transformar o setor alimentício com tecnologia de alimentos, inovando na forma de conservação, distribuição e consumo.
Por isso, confira algumas das tendências do mercado:
Alimentos plant-based
São alimentos feitos à base de plantas que imitam as características sensoriais e nutricionais de produtos de origem animal, como carne, leite e ovos. A sua produção tem menor impacto ambiental e pode atender às demandas de consumidores veganos, vegetarianos ou flexitarianos.
Alimentos celulares
Produzidos a partir do cultivo de células animais em laboratório, sem a necessidade de abater animais. Eles prometem ser mais éticos, seguros e eficientes do que os métodos tradicionais de produção animal.
Alimentos personalizados
Esses tipos de alimentos levam em conta as preferências, necessidades e características individuais de cada consumidor, como alergias, intolerâncias, restrições, objetivos e hábitos. Eles podem ser criados por meio de algoritmos, impressão 3D, edição genética ou outras tecnologias.
Alimentos funcionais
Esses contêm ingredientes ou aditivos que proporcionam benefícios à saúde além da nutrição básica, como prevenção ou tratamento de doenças, melhoria do sistema imunológico, redução do estresse ou aumento da performance física ou mental.
Alimentos sustentáveis
São alimentos que respeitam os princípios da sustentabilidade ambiental, social e econômica em toda a cadeia produtiva. Eles buscam reduzir o desperdício, o uso de recursos naturais, as emissões de gases de efeito estufa e os impactos negativos sobre a biodiversidade e as comunidades locais.
Como as foodtechs impactam nos restaurantes?
As foodtechs trazem um impacto positivo, já que representam uma oportunidade de inovação e crescimento para o setor alimentício, que enfrenta diversos desafios como o aumento da população mundial e a escassez de recursos naturais.
Porém, elas ainda enfrentam desafios como a regulação, a aceitação do público, a concorrência e a ética.
É por esse motivo que as foodtechs precisam estar atentas às tendências globais e as necessidades dos consumidores.
Por isso, atende a demandas também dos empresários apresentando soluções tecnológicas para estoque e logística, como por exemplo a Pantore, que oferece um aplicativo completo para manutenção dos suprimentos e para empréstimo para restaurantes.
Através da PantorePay o proprietários de bares e restaurantes podem ter acesso a crédito para capital de giro sem burocracia e de forma digital.
Para conhecer mais sobre os serviços da Pantore continue acompanhando o blog e descubra.