Usar estratégias de precificação é fundamental para que o restaurante tenha uma boa margem de lucro.
Precificar os pratos de um restaurante é um desafio, por isso continue lendo e confira quais as estratégias de precificação.
O que são as estratégias de precificação?
Estratégias de precificação são técnicas para definir os preços de um serviço ou produto para aumentar a margem de lucro do restaurante.
Por meio delas, é possível obter informações dos consumidores e como está a demanda para assim ter uma precificação assertiva.
A precificação precisa ser feita de forma correta, sem espaço para achismo, pois vai impactar diretamente em áreas como a gestão de compras.
Por isso, use as principais estratégias de precificação para conseguir ser o mais fiel possível a um preço que atenda seu público-alvo e tenha sucesso nas vendas.
Principais estratégias de precificação
Durante o processo de precificação dos pratos do seu restaurante, é importante usar estratégias que vão ajudar a chegar no valor ideal.
Para ajudar, selecionamos algumas das principais estratégias que podem ser usadas nesse processo. Confira!
Precificação competitiva
A precificação competitiva nada mais é do que um método que leva em consideração os concorrentes.
Essa estratégia é bem simples, para definir o preço de um produto é feita uma análise dos preços dos concorrentes e o estabelecimento de um preço um pouco menor ou um pouco maior do que o deles.
Preço de custo acrescido
A estratégia de precificação de custo acrescido, é uma forma clássica de definir o preço de um produto.
Nessa estratégia você faz a conta do custo total para produção e adiciona a porcentagem de lucro que quer ganhar em cada unidade.
Precificação baseada em valor
A estratégia de preço baseado em valor define o valor do produto de acordo com o valor agregado e o poder do público-alvo.
Esta estratégia requer o uso de personas e constantes estudos sobre elas. Esse método ajuda a fidelizar clientes e aumentar os lucros.
Preço de penetração
A estratégia de precificação de penetração usa descontos altos e preços bem menores do que os dos concorrentes para entrar no mercado.
Usado por muitas novas empresas, essa estratégia ajuda a conquistar clientes e fidelizá-los mesmo após a mudança de preço.
Precificação baseada em psicologia
A precificação baseada em psicologia usa a estratégia de estudar o comportamento do cliente e quer imprimir uma sensação de ganho com o produto consumido.
mostram que gastar dinheiro pode trazer a sensação de perda. Então, o objetivo de usar esta tática é que a compra transmita exatamente os sentimentos contrários a esse, como prazer e satisfação.
Usar da estratégia de mostrar um preço menor, é uma boa amostragem de psicologia.
Exemplo são os preços terminados em 9, que dão a sensação de se estar pagando menos ou o ganho de desconto para uma próxima compra ou consumo.
A relevância de usar estratégias de precificação
Precificar seus pratos é muito importante para manter seu capital de giro e tudo funcionando no seu restaurante.
Já que preços corretos vão permitir que o restaurante gere o lucro esperado.
Observar os concorrentes e suas entregas é essencial, já que não basta só preço é preciso entregar experiência.
Observe e aprenda o melhor do seu concorrente empregando o que já está bom no seu estabelecimento e corrigindo o que não é tão bom. Não adianta apenas ter preço, precisa ter qualidade nas suas entregas.