Estratégias de precificação para ter sucesso nas vendas

Usar estratégias de precificação é fundamental para que o restaurante tenha uma boa margem de lucro.

Precificar os pratos de um restaurante é um desafio, por isso continue lendo e confira quais as estratégias de precificação.

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O que são as estratégias de precificação?

Estratégias de precificação são técnicas para definir os preços de um serviço ou produto para aumentar a margem de lucro do restaurante.

Por meio delas, é possível obter informações dos consumidores e como está a demanda para assim ter uma precificação assertiva.

A precificação precisa ser feita de forma correta, sem espaço para achismo, pois vai impactar diretamente em áreas como a gestão de compras.

Por isso, use as principais estratégias de precificação para conseguir ser o mais fiel possível a um preço que atenda seu público-alvo e tenha sucesso nas vendas.

Principais estratégias de precificação

Durante o processo de precificação dos pratos do seu restaurante, é importante usar estratégias que vão ajudar a chegar no valor ideal.

Para ajudar, selecionamos algumas das principais estratégias que podem ser usadas nesse processo. Confira!

Precificação competitiva

A precificação competitiva nada mais é do que um método que leva em consideração os concorrentes.

Essa estratégia é bem simples, para definir o preço de um produto é feita uma análise dos preços dos concorrentes e o estabelecimento de um preço um pouco menor ou um pouco maior do que o deles.

Preço de custo acrescido

A estratégia de precificação de custo acrescido, é uma forma clássica de definir o preço de um produto. 

Nessa estratégia você faz a conta do custo total para produção e adiciona a porcentagem de lucro que quer ganhar em cada unidade.

Precificação baseada em valor

A estratégia de preço baseado em valor define o valor do produto de acordo com o valor agregado e o poder do público-alvo.

Esta estratégia requer o uso de personas e constantes estudos sobre elas. Esse método ajuda a fidelizar clientes e aumentar os lucros.

Preço de penetração

A estratégia de precificação de penetração usa descontos altos e preços bem menores do que os dos concorrentes para entrar no mercado.

Usado por muitas novas empresas, essa estratégia ajuda a conquistar clientes e fidelizá-los mesmo após a mudança de preço.

Precificação baseada em psicologia

A precificação baseada em psicologia usa a estratégia de estudar o comportamento do cliente e quer imprimir uma sensação de ganho com o produto consumido.

 mostram que gastar dinheiro pode trazer a sensação de perda. Então, o objetivo de usar esta tática é que a compra transmita exatamente os sentimentos contrários a esse, como prazer e satisfação.

Usar da estratégia de mostrar um preço menor, é uma boa amostragem de psicologia. 

Exemplo são os preços terminados em 9, que dão a sensação de se estar pagando menos ou o ganho de desconto para uma próxima compra ou consumo.

A relevância de usar estratégias de precificação

Precificar seus pratos é muito importante para manter seu capital de giro e tudo funcionando no seu restaurante.

Já que preços corretos vão permitir que o restaurante gere o lucro esperado.

Observar os concorrentes e suas entregas é essencial, já que não basta só preço é preciso entregar experiência.

Observe e aprenda o melhor do seu concorrente empregando o que já está bom no seu estabelecimento e corrigindo o que não é tão bom. Não adianta apenas ter preço, precisa ter qualidade nas suas entregas.

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