Para se abrir um negócio de alimentos e manter-se em funcionamento é preciso de investimento, o capital de giro para abrir um restaurante.
Com ele se tem os bens e os direitos de curto prazo da empresa, que vai ajudar a manter as contas em dia enquanto o lucro não vem.
Para explicar melhor como funciona o capital de giro para abrir um restaurante, continue lendo e veja mais no conteúdo a seguir.
Qual a importância do capital de giro?
O capital de giro é um montante de recursos financeiros necessário para cobrir as despesas operacionais diárias de um negócio, como o pagamento de fornecedores e salários dos funcionários.
No caso de restaurantes, o capital de giro desempenha um papel fundamental para garantir o funcionamento adequado do estabelecimento.
Confira qual a importância do capital de giro para abrir restaurantes:
Estoque
Em um restaurante é necessário manter um estoque de alimentos e ingredientes frescos. Por isso, estimar o custo médio do estoque necessário para um determinado período, levando em conta o volume de vendas e o tempo necessário para reabastecer.
Fornecedores
É preciso garantir que haja recursos financeiros disponíveis para pagar os fornecedores dentro dos prazos acordados. Negociar prazos de pagamento favoráveis com os fornecedores pode sempre ajudar a melhorar o fluxo de caixa.
Folha de pagamento
O restaurante deve ser capaz de pagar os salários em dia de todos os funcionários. Por este motivo, é preciso calcular a folha de pagamento com base nos salários, encargos sociais e benefícios oferecidos.
Despesas operacionais
Considerando os custos recorrentes, como aluguel, serviços públicos, manutenção, e taxas administrativas, faça uma estimativa desses valores para determinar o valor necessário para cobrir essas despesas.
Fluxo de caixa
Faça uma análise das receitas e despesas esperadas em um determinado período, levando em consideração a sazonalidade e outros fatores que possam afetar o fluxo de caixa. Dessa forma, será possível identificar qualquer problema de caixa e assim correr atrás para solucionar.
Como melhorar o capital de giro de seu restaurante?
Melhorar o capital de giro de um restaurante requer uma combinação de estratégias financeiras e operacionais.
Aqui estão algumas medidas que podem ajudar a melhorar o capital de giro do restaurante:
Controle gastos
Realize uma análise detalhada dos custos operacionais do seu restaurante. Identifique áreas em que é possível reduzir gastos, como energia elétrica, água, folha de pagamento e suprimentos. Faça cotações regulares para obter melhores preços em ingredientes e produtos necessários para o funcionamento do restaurante.
Análise de rentabilidade do menu
É muito importante para melhorar o capital de giro do restaurante analisar a rentabilidade de cada item do seu cardápio. Identifique os pratos que geram maiores margens de lucro e faça a promoção deles. Considere ajustar os preços dos pratos menos rentáveis ou eliminar aqueles que não são populares e consomem recursos sem trazer retorno adequado.
Contato de bons fornecedores
Negocie prazos de pagamento estendidos com fornecedores confiáveis e estabeleça relacionamentos sólidos com eles. Isso pode ajudar a melhorar o fluxo de caixa, pois você terá mais tempo para pagar suas contas, o que libera recursos para outras necessidades operacionais.
PantorePay
Caso somente as medidas acima não sejam suficientes para ter o capital de giro do restaurante, você pode recorrer ao crédito da PantorePay e conseguir empréstimo para capital de giro. Tudo de forma online, direto pelo aplicativo.
Se está em busca de capital de giro para o seu restaurante pode contar com a PantorePay. Para saber mais sobre como funciona o capital de giro, continue acompanhando nosso blog.