O capital de giro para empresas é extremamente importante para manter o operacional funcionando, os pagamentos em dia e manter o negócio girando.
Por isso, é necessário compreender e entender como manter o da sua empresa dentro das possibilidades que o mercado disponibiliza.
Pensando nisso, trouxemos os principais pontos sobre o capital de giro para empresas e como você pode construir o da sua empresa de forma saudável.
Continue lendo e confira!
O que é capital de giro?
Capital de giro é uma reserva de dinheiro que as empresas devem possuir para arcar com os seus custos durante todos os meses de atividade. Ele é o dinheiro que a empresa precisa para se manter até receber o dinheiro pelos seus serviços e produtos.
Tipos de capital de giro
Existem alguns tipos de capital de giro para empresa, conheça alguns deles.
Capital de giro líquido
Este tipo de capital de giro é referente ao montante dos recursos financeiros menos o ativo não circulante. Dessa forma, podemos dizer que ele resume os recursos líquidos que podem ser usados na manutenção do negócio.
Capital de giro próprio
Neste tipo de capital de giro a empresa não precisa de investimentos externos ou empréstimos, pois ela pode se manter com os próprios recursos, sejam ativos, como bens e imóveis, ou dinheiro.
Capital de giro misto
O capital misto é um modelo que se constitui de recursos tanto em dinheiro, como em bens e imóveis investimentos, sendo diverso.
Capital de giro negativo
Nesse tipo de capital de giro a empresa está devendo ao mercado, pois possui dívidas maiores do que o lucro que recebe e mesmo somando todos os seus recursos financeiros não é possível cobrir, mantendo o resultado negativo.
Como funciona o capital de giro para empresas?
O principal objetivo do capital de giro para empresas é mantê-la funcionando, sendo assim sua principal função é manter as finanças da empresa em dia e funcionando.
Como o capital de giro das empresas em dia é possível ter diversos benefícios como a possibilidade de vendas a prazo aos clientes. Confira mais algumas das vantagens:
- Manutenção dos estoques;
- Pagamento de fornecedores;
- Pagamento de impostos e salários;
- Investimentos para aumentar a produção.
Portanto, é possível entender que o capital de giro para empresa é o mantenedor do negócio para que mesmo sem o recebimento dos lucros ela continue operando.
É por esse motivo que ter um capital de giro mais robusto mantém a operação empresarial e a saúde financeira em dia.
Como conseguir capital de giro para empresa
Ao começar um negócio é preciso um capital de giro para que ele cresça e continue operando, sendo muito necessário para manter todo o operacional funcionando sem impactos ao negócio.
Se você precisa de mais dinheiro para manter a sua empresa girando, vamos te dar algumas dicas de como conseguir capital de giro.
Analise os custos
Analisar os custos da operação é uma forma de poupar os recursos da empresa. Por isso, levante e faça uma análise de todos os custos da empresa e confira o que pode ser cortado ou diminuído. Sem isso afete o seu bom funcionamento.
Negocie melhores condições
Entre em contato com os seus fornecedores para negociar as melhores condições, isso será muito benéfico para o capital de giro da sua empresa. Quanto mais forem os prazos e melhores os descontos, isso significará maior lucro para sua empresa.
Busque investidores
Se sua empresa possui um plano de negócio, você pode usá-lo para procurar por investidores interessados em aumentar o seu capital de giro em troca de rendimentos.
Contrate capital de giro
Outra opção é você contratar capital de giro para empresas com plataformas especializadas. Como é o caso da Pantore Pay, que oferece as melhores condições para ajudar seu negócio a manter o financeiro em dia.
A Pantore Pay é especialista em encontrar as melhores soluções para empresas dentro de suas possibilidades e encontrar a saúde financeira, e você pode gerenciar tudo direto do aplicativo. Conheça e descubra todas as possibilidades para o seu negócio!